quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Renault Scenic Não Liga

Este será meu primeiro post e iniciarei relatando o ocorrido do dia 17 de dezembro de 2008 espero que um dia ajude alguém.
Dia de semana eu quase nunca saio com o meu carro, pois utilizo o metrô para ir trabalhar, mas nesta quarta, 17, meus planos eram um pouco diferentes ao invés de acordar as 7h45 e ir direto para o trabalho, acordei as 6h15 pois tinha que levar meu cão Morfeu, um Chow-Chow preto de 1 ano ao adestramento e precisaria usar o carro. As 7h15, tudo preparado, ronina planejada, chave no contato e ham ham ham ham e nada, ham ham ham e nada. O que será? Bateria não é, combustível? Não o tamque está pela metade. Será a bomba de gasolina? Também não, está fazendo o barulho da injeção. Bem mesmo que fosse qualquer um desses, sentado dentro do carro eu não resolveria nada. Tirei então o cachoro de dentro da viatura e me dirigi até a oficina mais próxima da minha casa. As 7h30 estava a frente da oficina ela estava aberta e um senhor parecia me aguardar sentado em seu banquinho sexagenário.
Pensei então, beleza ele vai até lá mexe aqui, mexe alí e brummmm em quinze minutos eu estou a caminho do adestramento e tudo voltará ao planejado. Me dirigi até ele e com tranquilidade de que tudo estava se resolvendo, relatei o ocorrido e após o meu término um balde de água fria, "o mecânico chega às 8h já já ele está aí." Olhei o relógio 7h35, fazer o que semana que vem ele adestra. Fui então dar um a volta com o cachorro e às 8h em ponto estava de volta a oficina. 8h05, 8h10, 8h15 e nada do mêcanico 8h18 ele chegou, pensei vai dar tempo e se eu sair até 8h30 eu não me atraso para o trabalho, mas o indivíduo entrou se trocou e foi tomar café na padaria, pensei isso é sacanagem... 8h30 ele pegou sua maletinha de ferramentas, chamou um colega e nos dirigimos até a garagem. Já estava atrasado. Mexe daqui, mexe dalí, reclama do modelo do carro que dá muito problema aquelas desculpas quando não sabe resolver 8h50 após esgotadas as tentativas que lhe pareciam plausíveis, eis o veredícto. O carro descodificou, só na Renault.
Diante disso agradeci e corri para o trabalho, cheguei atrasado, claro. No trabalho liguei para uma concessionária Renault para saber se tinha assistencia técnica e a atendende confirmou que sim, porém a oficina estava lotada e não poderia receber o meu carro, no dia 17, só dia 18 e iria entrar na fila. Pensei então no Natal eles me passam o orçamento.
As 19h cheguei em casa e liguei para a assistência 24h do seguro BB para agendar o reboque para o dia seguinte de manhã, a atendente me identificou e perguntou se eu não queria que um mecânico fosse no local ver se resolvia, como não perderia nada e estava com tempo concordei, então ela me informou "em 30min ele estárá no local, podendo chegar antes", pensei nunca, as 22h ele chega... 19h20 o porteiro me interfona e avisa que o mecênico do seguro tinha chegado. Relatei o fato a ele, sem falar nada ele se posicionou em frete ao capô enfiou a mão lá dentro dois minutos depois ele seguro de sí disse liga o carro. BRUMMMMM de primeira. Impressionado pergundei o que era, confiante me respondeu que era o sensor de giro, defeito comum no modelo e que eu deveria trocar pois poderia parar de funcionar novamente a qualquer momento. Tempo total de 23min entre a ligação e o solução. Será que se eu tivesse ligado direto para ele pela manhã a história seria a mesma? Provavelmente não, é Murphy.
Resumo:
Renault Scenic dá a partida mas não pega. O defeito pode ser no sensor de giro uma peça que regula justamente o giro do motor se ela acusar falha a corrente é cortada e o parro não pega.
Como verificar que é esse o defeito:
Desconecte um dos plugs de vela vire a chave sem dar a partida e teste se tem corrente, caso positivo continue com o teste e dê a partida se a corrente cortar é defeito no sensor de giro.

50 comentários:

  1. Ola caro Zizzo Ruiz;

    Creio que muitos leram e resolveram seus problemas, mas não tiveram a honra de lhe agradecer pelo relato,,,
    Pois bem sou diferente, o relatório sobre o problema esta corretíssimo, adeno ainda que se faça a troca também do conector, pois o mesmo gera os mesmos transtornos, o carro com o sensor de rotação apresentando defeito, gasta mais e fica bem mais lento...
    Afirmo o relatório desse ilustricimo amigo, e podem trocar a peça que é garantido...
    Procurem por preço, existem peças bem baratas com a mesma funcionalidade.e OBS, a Scenic 2.0 8v, tem um sensor que é só para ela e para o clio II, só esse serve, ok,,,
    Meus agradecimentos caro amigo, e espero ter calaborado...

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  2. Legal!!!!!!!!Muitissimo obrigado.Vespera de natal, onde conseguiria um mecanico?Fiz conforme descreveu e vrummm!!!!Novamente obrigado!Feliz ano novo!Anderson Beck Taquara-RS

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  3. O meu Scenic apresentou problema semelhante...troquei o sensor de rotação...e 3 meses depois tive problema em um outro sensor...troquei o outro e ficou bom, agora estou tendo problema no sensor de explosão...quantos sensores vou ter que trocar para ficar com problema para ligar de manha...???

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  4. Caro amigo Ruiz,meu problema e quase o mesmo que voce enfrentou:
    meu carro ao virar a chave, todas as luzes do painel se acendem normalmente(bateria ok),
    mas quando aciono a igniçao nao ha nenhum sinal(o motor de arranque nao liga)

    Alguem poderia ajudar-me dando sua opiniao sobre o assunto?

    OBS:renaut scenic 2.0/ 8 valvulas ano 99/2000

    Parabens pela maneira como voce descreveu seu problema e a sua soluçao
    idem para o profissional do seguro BB que solucionou ,tao rapidamente o defeito.

    cordialmente,um amigo de nome Ruy

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    1. Olá voce conseguiu solução em seu problema , minha scenic fez isso recentemente duas vezes, ai acionei o alarme desarmei ele e dei partida e funcionou normal, será que não seria a chave que não esta sendo reconhecida?

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  5. Ola pessoal, moro em Portugal e tenho uma Renault scenic 1.5DCI a diesel, o que esta a acontecer é o seguinte, toda vês que ligo o carro os contadores, de combustível, relógio, kms, distancia, estimativa de consumo e essas coisas todas voltam ao zero, alguém sabe me dizer o que é??, bateria não é pois e nova....

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  6. O meu scenic nem dava sinal de partida. Acendia o painel normalmente e nada. O eletricista descobriu que a caixa de câmbio automatica tem uma quina viva e esta estava cortanto o chicote que vai para a caixa geral de fusíveis e o fio da ignição estava cortado.

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  7. Boa tarde a todos, meu nome e Edmilson tenho um renalte scenic 99/00 2.0 8v tive um acidente inesperado estava conduzindo esse carro quando de repente estourou uma mangueira do radiador do ar quente o caro ficou tomado de vapor de agua quente, que caiu sobre meu pe direito resumindo queimadura de terceiro grau, fiquei sem funcionar esse carro por duas semanas período em q me recuperava quando levei meu carro ao mecânico ele isolo a mangueira do ar quente e trocou a bateria que avia descarregado mas a luz do cood dele depois de ligada a ignição na apaga e o motor não entra em funcionamento será que alguém pode me ajudar ate hoje nenhum mecânico consegui resolver esse problema.

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  8. Olá Edimilson, tive um problema semelhante, minha scenic ficou uma semana com a bateria desligada pois estava arrumando a embreagem, quando a liguei novamente, a luz do code não piscava, e quando dava a partida não pegava, em resumo, existe um módulo abaixo do painel do carro que chama-se BSI, ele que controla todas as funções como seta, limpador, farol e a função code, quando o modulo reconhece a chave, ele habilita o modulo de injeção, que fica acima do motor do carro do lado direito, fazendo o carro funcionar, em resumo, com ficaria bem mais caro eu habilitar o code novamente e corria o risco de ficar na mão, comprei um modulo de injeção desbloqueado, paguei R$750,00, mas poderia ter pago pelo serviço de desbloqueio do módulo que possuo por R$250,00, coloquei no carro e funcionou normalmente.

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  9. cara comprei um scenic no leilão e em 17 janeiro hoje é setembro e eu não descobri como faze-la funcionar, no twingo tive problema com sensor de rotação, mas tudo isto será possivel pelos enso r de rotação, vou até chegar esta imbecilidade, que é coisa mais simples do mundo ! nossa se for o sendsor de rotação, não vou acreditar, mas este maldito motor renault k4m eu ja o estudei, e estou gastando minhas horas de folga na net, para aprender a eletrônica, como se troca a correia dentada dele, enfim, o conhecimento de injeção eletronica, canister, outras coisas RENAULT nossa to estudando, mas despresar o tal sensor de rotação é o máximo, tenho qté medo de mexer ali..... vou olhar....abraço eduardo barreto

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Bingo, era mesmo o sensor. Obrigado pela dica!

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  12. Bom...Essa semana me aconteceu de tudo.Primeiro o velho defeito...não pegava na partida ( na primeira do dia).De tanto forcar as batidas queimou a bomba de combustivel.Troquei, mas o problema da partida continuava.Fiquei na rua por esse defeito,mecanico mexeu nas mangueiras do tanque e falou que era valvula de pressão do combustivel.Marquei o dia de trocar,quando foi trocar falou que uma mangueira de retorno do combustivel estava danificada pelo lado de dentro do tanque.Arrumou a mangueira,quando foi dar partida,o defeito continuou,passou o scaner e acusou sensor de rotação,trocou,depois de trocar bateu na chave e pegou de primeira.

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  13. Legal esse post!!!
    No meu carro, Scenic 00/01 2.0 v8 era exatamente esse problema.
    Obrigada,

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  14. bom dia estou com um problema no renout megane ano 2000 8v 2.0 no marcador de temperatura do ar condicionado ele apagou os números mais o disprei continua aceso e o marcador de quilometragem continua marcando mais zera quando desliga o carro alguém pode me ajudar?

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  15. Olá galera,tenho um Scenic megane 2000 com motor 2007, estavo com um problema ela as vezes não pegava na partida, fis uma ligação direta da bomba de constituível no positivo da bateria, na conexão dos fios entrada da bomba externa do tanque possui alguns fios,tem um mais grosso de cor branca positivo, raspei o mesmo e ali liguei o fio direto na bateria e a bomba funcionou bati na partida e o veiculo pegou.
    Apos detectar esse problema fui atras da solução, tirei todos os bancos do veiculo para acompanhar o chicote e ver se tinha algum corte no fio, ao chegar próximo a alavanca que destrava o capu verifiquei que o fio da bomba estava ali. e tinha um conector com plugues que conectava vários fios.
    Logo acima tinha duas emendas calculo eu que o es proprietário do veiculo tinha colocado uma chave geral no veiculo apos dar problema está chave ele desligou, mas ai estava o problema ele teria cortado o fio original para instalar a chave, e ao retirar este botão ele apenas enrolou o fio um no outro e com o tempo este fio foi oxidando as vezes o carro pegava e as vezes não, ao mexer nesta emenda o veiculo pegou mas o fio onde estava enrolado começou a esquentar e percebi que meu veiculo poderia até pegar fogo, com o mal contato de fios somente enrolados ele esquenta muito igual fio de chuveiro.
    cortei o mesmo e fis o correto soldei o fio ambos os lados, meu amigo quando levar seu veiculo para colocar alarme, chave geral ou som peça ao eletricista soldar os fios para que você não seja pego de surpresa e ficar com veiculo parado na via.

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  16. Fui abastecer o carro cheirou queimado,ele deu um pane no painel aí eu parei e desligue esperei um tempo e depois não ligo mais.Troquei sensor de rotação e não tá chegando corrente nas bobinas oque pode ser? Alguém me ajuda..

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  17. Fui abastecer o carro cheirou queimado,ele deu um pane no painel aí eu parei e desligue esperei um tempo e depois não ligo mais.Troquei sensor de rotação e não tá chegando corrente nas bobinas oque pode ser? Alguém me ajuda..

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  18. Pessoal é o seguinte... No meu scenic ocorre assim.. De manhã para ir trabalhar pega normalmente,porém após andar um pouco e ele "esquentar"se eu desligar o carro ele não liga mais... Tenho que esperar pelo menos uma hr p conseguir ligar novamente.. Oq pode ser??

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  19. Pessoal é o seguinte... No meu scenic ocorre assim.. De manhã para ir trabalhar pega normalmente,porém após andar um pouco e ele "esquentar"se eu desligar o carro ele não liga mais... Tenho que esperar pelo menos uma hr p conseguir ligar novamente.. Oq pode ser??

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    1. Com o meu, acontece a mesma coisa. Algurm sabe responder?

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    2. Com o meu, acontece a mesma coisa. Algurm sabe responder?

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    3. Com o meu, acontece a mesma coisa. Algurm sabe responder?

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    4. Sensor de rotação do motor ou sensor de temperatura da injeção.

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    5. Sensor de rotação do motor ou sensor de temperatura da injeção.

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    6. Boa tarde para vocês , Eu também tenho uma scenic ano 2000 8 válvulas e está acontecendo a mesma coisa , quando ela esta mais ou menos fria ou fria ela pega normalmente mas quando ela esquentar e eu desligar ela não pega na partida tenho que esperar ela esfriar um pouco para ela pegar na partida

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  20. Meu scenic é 2.0 16v quando dou partida a luz do air bag apaga,e quando saio com o carro ela acende .

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  21. Tenho uma scenic 00 com gnv faz 3 meses que a tenho estava ótima mas agora parou o velocímetro quando anda o ponteiro fica tremendo quando ocorreu isso queimou o relógio interno começou o motor a falhar o scanner mostrou que erra a bobina troquei uma semana depois de novo mais duas bobinas e aí não consegui anda no gás o carro só falhado levei pro um especialista em gnv não consegui regular pois esta oscilando de mais o acelerador muito acelerado troquei vela nao não sei mais o que fazer

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    1. Na minha Scenic 99/00 o problema da aceleração com mais de 1000 RPM, na marcha lenta, era o sensor de rotação que fica no corpo da injeção. Peça pequena e relativamente barata. É só trocar que essa peça que o problema desaparece.

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  22. Boa tarde tem scenic 2001 2.0 16v ele não aceder a luz do code aí ele não pega

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  23. Boa tarde tem scenic 2001 2.0 16v ele não aceder a luz do code aí ele não pega

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  24. cara levei pro eletricista pois está em pane a parte elétrica toquei as bobinas velas limpeza de bicos ficou bom passei por gnv estragou tudo ficou falhando três cilindros

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  25. Bom dia..meu scenic 99 2.0 8v..chega a pegar e morre logo em seguida..ele tem corrente contínua, ou seja não corta corrente e nem alimentação de combustível. Descartei sensor pois tem corrente. .motor tem compressão. Módulo está bom.alguém já viu isso? Ameaçar pegar e não sustentar?dou me sugerido algum curto no carro...Pode ser?

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  26. Esqueci de mencionar..desbloqueei módulo .verifiquei ponto do motor e pulso do modulo. .estão ok. .obs ele só funcionava no gás. .ligava qdo queria. .Agora ameaça e morre

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  27. Esqueci de mencionar..desbloqueei módulo .verifiquei ponto do motor e pulso do modulo. .estão ok. .obs ele só funcionava no gás. .ligava qdo queria. .Agora ameaça e morre

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  28. Bom dia..meu scenic 99 2.0 8v..chega a pegar e morre logo em seguida..ele tem corrente contínua, ou seja não corta corrente e nem alimentação de combustível. Descartei sensor pois tem corrente. .motor tem compressão. Módulo está bom.alguém já viu isso? Ameaçar pegar e não sustentar?dou me sugerido algum curto no carro...Pode ser?

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  29. Boa noite a todos.
    Tenho uma Scenic de 1997, 1.4 a gasolina e gás. Ás vezes pegava e outras vezes já não, levei a uma oficina e colocaram sensor rpm novo e nada, dizem agora que é da BSI (caixa de fusiveis) como pode não ser, nem mesmo a própria Renault sabe o que o carro tem.
    Ele está na Renault em Vila Nova de Gaia e nada...
    Têm alguma ajuda por favor?

    Obrigado

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  30. Apaga essa droga de histora so aparece vc e nem esse carro vc deve ter mais que historia de panaca quando escrever seja objtivo panaca

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  31. Apaga essa droga de histora so aparece vc e nem esse carro vc deve ter mais que historia de panaca quando escrever seja objtivo panaca

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  32. onde fica o sensor de giro da Renault scenic rt 8v 2,0

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  33. Olá minha scennic 2.0 16v 2005
    Estava andando de repente apaga m ferve. Não liga mais.
    Torrou motor de arranque e alternador já troquei só pega no tranco. Quando dou partida só faz o bendito tec tec e nada. Não sei o pode ser alguém me ajuda 10 dias com o carro parado

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  34. Amigo, esse seu primeiro Post de 2008, me salvou nesse ano de 2016.
    Meu carro estava com o mesmo problema, e ao pesquisar os sintomas do mesmo, caí logo na sua página. Fiz todo procedimento de limpeza do Sensor de Rotação e o carro ficou 100% melhor.
    Valeu

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  38. Scenic RXE 2.0 8V 99/00 ontem dia 02/08/2016 vinha me dando dor de cabeça nos últimos dias, partida a frio pegava normal, mas quando aquecia um pouco e desligava o carro, esquece, não dava mais partida, Scanner não acusava nada, vi este post e liguei para meu mecânico, e pedi a ele efetuar a troca do sensor de giro, a principio ele riu do que havia falado, mas por desencargo de consciência ele efetuou a troca, e vejam só, o carro ficou 100%, OBRIGADO AO ZIZZO RUIZ

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  39. Tenho uma Scenic 2.0 16val 2004/2005...pela manhã, motor frio, a aceleração até atingir a temperatura no meio do marcador,o giro atinge 3.000 a 4.000rpm...isso é normal?

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  40. Tenho uma Scenic 2.0 16val 2004/2005...pela manhã, motor frio, a aceleração até atingir a temperatura no meio do marcador,o giro atinge 3.000 a 4.000rpm...isso é normal?

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