quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Renault Scenic Não Liga

Este será meu primeiro post e iniciarei relatando o ocorrido do dia 17 de dezembro de 2008 espero que um dia ajude alguém.
Dia de semana eu quase nunca saio com o meu carro, pois utilizo o metrô para ir trabalhar, mas nesta quarta, 17, meus planos eram um pouco diferentes ao invés de acordar as 7h45 e ir direto para o trabalho, acordei as 6h15 pois tinha que levar meu cão Morfeu, um Chow-Chow preto de 1 ano ao adestramento e precisaria usar o carro. As 7h15, tudo preparado, ronina planejada, chave no contato e ham ham ham ham e nada, ham ham ham e nada. O que será? Bateria não é, combustível? Não o tamque está pela metade. Será a bomba de gasolina? Também não, está fazendo o barulho da injeção. Bem mesmo que fosse qualquer um desses, sentado dentro do carro eu não resolveria nada. Tirei então o cachoro de dentro da viatura e me dirigi até a oficina mais próxima da minha casa. As 7h30 estava a frente da oficina ela estava aberta e um senhor parecia me aguardar sentado em seu banquinho sexagenário.
Pensei então, beleza ele vai até lá mexe aqui, mexe alí e brummmm em quinze minutos eu estou a caminho do adestramento e tudo voltará ao planejado. Me dirigi até ele e com tranquilidade de que tudo estava se resolvendo, relatei o ocorrido e após o meu término um balde de água fria, "o mecânico chega às 8h já já ele está aí." Olhei o relógio 7h35, fazer o que semana que vem ele adestra. Fui então dar um a volta com o cachorro e às 8h em ponto estava de volta a oficina. 8h05, 8h10, 8h15 e nada do mêcanico 8h18 ele chegou, pensei vai dar tempo e se eu sair até 8h30 eu não me atraso para o trabalho, mas o indivíduo entrou se trocou e foi tomar café na padaria, pensei isso é sacanagem... 8h30 ele pegou sua maletinha de ferramentas, chamou um colega e nos dirigimos até a garagem. Já estava atrasado. Mexe daqui, mexe dalí, reclama do modelo do carro que dá muito problema aquelas desculpas quando não sabe resolver 8h50 após esgotadas as tentativas que lhe pareciam plausíveis, eis o veredícto. O carro descodificou, só na Renault.
Diante disso agradeci e corri para o trabalho, cheguei atrasado, claro. No trabalho liguei para uma concessionária Renault para saber se tinha assistencia técnica e a atendende confirmou que sim, porém a oficina estava lotada e não poderia receber o meu carro, no dia 17, só dia 18 e iria entrar na fila. Pensei então no Natal eles me passam o orçamento.
As 19h cheguei em casa e liguei para a assistência 24h do seguro BB para agendar o reboque para o dia seguinte de manhã, a atendente me identificou e perguntou se eu não queria que um mecânico fosse no local ver se resolvia, como não perderia nada e estava com tempo concordei, então ela me informou "em 30min ele estárá no local, podendo chegar antes", pensei nunca, as 22h ele chega... 19h20 o porteiro me interfona e avisa que o mecênico do seguro tinha chegado. Relatei o fato a ele, sem falar nada ele se posicionou em frete ao capô enfiou a mão lá dentro dois minutos depois ele seguro de sí disse liga o carro. BRUMMMMM de primeira. Impressionado pergundei o que era, confiante me respondeu que era o sensor de giro, defeito comum no modelo e que eu deveria trocar pois poderia parar de funcionar novamente a qualquer momento. Tempo total de 23min entre a ligação e o solução. Será que se eu tivesse ligado direto para ele pela manhã a história seria a mesma? Provavelmente não, é Murphy.
Resumo:
Renault Scenic dá a partida mas não pega. O defeito pode ser no sensor de giro uma peça que regula justamente o giro do motor se ela acusar falha a corrente é cortada e o parro não pega.
Como verificar que é esse o defeito:
Desconecte um dos plugs de vela vire a chave sem dar a partida e teste se tem corrente, caso positivo continue com o teste e dê a partida se a corrente cortar é defeito no sensor de giro.

6 comentários:

  1. Ola caro Zizzo Ruiz;

    Creio que muitos leram e resolveram seus problemas, mas não tiveram a honra de lhe agradecer pelo relato,,,
    Pois bem sou diferente, o relatório sobre o problema esta corretíssimo, adeno ainda que se faça a troca também do conector, pois o mesmo gera os mesmos transtornos, o carro com o sensor de rotação apresentando defeito, gasta mais e fica bem mais lento...
    Afirmo o relatório desse ilustricimo amigo, e podem trocar a peça que é garantido...
    Procurem por preço, existem peças bem baratas com a mesma funcionalidade.e OBS, a Scenic 2.0 8v, tem um sensor que é só para ela e para o clio II, só esse serve, ok,,,
    Meus agradecimentos caro amigo, e espero ter calaborado...

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  2. Legal!!!!!!!!Muitissimo obrigado.Vespera de natal, onde conseguiria um mecanico?Fiz conforme descreveu e vrummm!!!!Novamente obrigado!Feliz ano novo!Anderson Beck Taquara-RS

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  3. O meu Scenic apresentou problema semelhante...troquei o sensor de rotação...e 3 meses depois tive problema em um outro sensor...troquei o outro e ficou bom, agora estou tendo problema no sensor de explosão...quantos sensores vou ter que trocar para ficar com problema para ligar de manha...???

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  4. Caro amigo Ruiz,meu problema e quase o mesmo que voce enfrentou:
    meu carro ao virar a chave, todas as luzes do painel se acendem normalmente(bateria ok),
    mas quando aciono a igniçao nao ha nenhum sinal(o motor de arranque nao liga)

    Alguem poderia ajudar-me dando sua opiniao sobre o assunto?

    OBS:renaut scenic 2.0/ 8 valvulas ano 99/2000

    Parabens pela maneira como voce descreveu seu problema e a sua soluçao
    idem para o profissional do seguro BB que solucionou ,tao rapidamente o defeito.

    cordialmente,um amigo de nome Ruy

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    Respostas
    1. Olá voce conseguiu solução em seu problema , minha scenic fez isso recentemente duas vezes, ai acionei o alarme desarmei ele e dei partida e funcionou normal, será que não seria a chave que não esta sendo reconhecida?

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  5. Ola pessoal, moro em Portugal e tenho uma Renault scenic 1.5DCI a diesel, o que esta a acontecer é o seguinte, toda vês que ligo o carro os contadores, de combustível, relógio, kms, distancia, estimativa de consumo e essas coisas todas voltam ao zero, alguém sabe me dizer o que é??, bateria não é pois e nova....

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